NOTÍCIAS IMPRENSA CONTATO
21.02.2014 - 10h:11min
Sossella destaca dedicação de Brizola pela educação
A educação, bandeira histórica do PDT transformada em patrimônio gaúcho no governo Brizola, será contemplada com o Troféu Educacional Leonel de Moura Brizola. A homenagem é do deputado Gilmar Sossella, que criou o Projeto de Resolução 40/2007, aprovado pela Assembléia Legislativa. O prêmio está promulgado através da resolução nº 3.035 de 8 de abril de 2009.
Sossella afirma que o projeto foi criado para homenagear o ex-governador e incentivar a educação no Estado. Quando governador do Rio Grande do Sul, entre os anos de 1959 e 1963, Brizola elegeu a educação como prioridade e revolucionou o setor. Ele multiplicou as salas de aula ao criar uma rede de ensino primário e médio que atingiu comunidades distantes, inclusive nas zonas do pampa de baixa densidade populacional.
Brizola construiu 6.302 novos estabelecimentos de ensino. Na administração do fundador do PDT, o Rio Grande do Sul recebeu 5.902 escolas primárias, 278 escolas técnicas, 131 ginásios esportivos, além de colégios e escolas normais.
“São números fantásticos que servem de referencial para justificar o alto índice de politização do nosso Estado. Os feitos educacionais de Brizola estarão presentes em todas as escolas que obtiverem as melhores notas avaliadas pelo Ministério da Educação”, afirma o autor do projeto, deputado Gilmar Sossella.

O PROJETO
Serão contempladas as escolas gaúchas que obtiverem as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- Ideb.
Nove escolas serão agraciadas com a premiação:
1) As três primeiras colocadas de primeira a quarta séries do ensino fundamental;
2) As três primeiras colocadas da quinta a nona séries;
3) As três primeiras colocadas no ensino médio.



Plano de carreira - conquista precisa ser mantida

O deputado Gilmar Sossella é contrário as possíveis mudanças no plano de carreira dos professores. Nenhuma proposta prejudicial ao magistério terá voto favorável do parlamentar, que está vigilante as ações de encaminhamento da SEC.
"Defendemos o magistério gaúcho por entender que estamos defendendo a educação do Rio Grande do Sul", afirmou Sossella.



Piso nacional do magistério

"É uma vergonha que no Rio Grande do Sul haja resistência quanto ao pagamento do piso nacional. É como se o Estado estivesse resistindo à implantação da Lei Áurea, quando houve a abolição da escravatura, dizendo que a lei é boa, mas não chegou a hora, ainda, de ser implementada."
Transcrição de pronunciamento do deputado Gilmar Sossella,
proferido durante sessão ordinária da Assembléia Legislativa,
em 11 de Março de 2009.



Incentivo aos estudantes gaúchos

O deputado Gilmar Sossella incentiva a participação de estudantes nos processos, político e legislativo. Na condição de presidente da Escola do Legislativo da Assembléia Legislativa, nos anos de 2007 e 2008, Sossella coordenou o projeto “Deputado Por Um Dia”, realizado em quatro edições anuais.
No dia 28 de outubro de 2008, na abertura 28ª edição, Sossella recepcionou os estudantes e sugeriu que os jovens façam política e lutem por seus ideais na sala de aula, no seu bairro, município e no seu Estado. "Esperamos que muitos de vocês façam parte desta Casa no futuro. Tenham sonhos e procurem concretizá-los", enfatiza Sossella.

COMO PARTICIPAR: Em cada edição do projeto Deputado Por Um Dia, 55 estudantes de 5 escolas desenvolvem atividades para conhecimento das atividades parlamentares no plenário. As escolas seguem uma programação envolvendo temas de interesse dos alunos, ligados a cidadania. No final da manhã, os alunos "líderes deputados" participam de uma reunião para organizar a ordem do dia da "Sessão Plenária do Estudante". A partir das 14 horas, os alunos ocupam as cadeiras dos deputados, em plenário, para apreciação e votação dos projetos de lei elaborados por eles próprios.
Os trabalhos no Plenário são dirigidos por deputados da casa. Alguns dos projetos propostos pelos estudantes foram adotados pelo deputado Gilmar Sossella e transformados em projetos de lei que tramitam no Parlamento gaúcho.
As inscrições podem ser feitas através do fax (51) 3210.2546 ou pelo e-mail: escola.legislativo@al.rs.gov.br



Compromisso com a educação e qualificação

A qualificação de homens e mulheres que trabalham no serviço público tem o apoio permanente do deputado Gilmar Sossella. Quando prefeito do município de Tapejara, entre os anos de 1997 a 2000 e 2001 a 2004, Sossella promoveu reclassificação do plano de carreira do magistério público municipal, ação que proporciou melhoria salarial e garantiu avanços no setor de educação do município.
Na gestão de Gilmar Sossella na presidência da Famurs, no biênio 2003/2004, foi criada a Escola de Gestão Pública, órgão que capacita servidores públicos municipais para uma gestão mais eficiente e eficaz. Os cursos oferecidos pela EGP são elaborados para favorecer a aprendizagem, formação e a reciclagem de conhecimentos em diversas áreas.
MAIS SOBRE Realizações
 
 
 
 
 
 
 
 
Gilmar Sossella no Facebook
Curta a página e fique por dentro do que acontece diariamente em nosso mandato
CADASTRE-SE
Clique Aqui  e receba notícias atualizadas 
do Deputado Gilmar Sossella - PDT/RS
     
GILMAR SOSSELLA   MANDATO   NOTÍCIAS   MULTIMÍDIA   IMPRENSA   CONTATO
         
 
Gabinete Central - Porto Alegre   Gabinete Regional - Tapejara   Gabinete Regional - Erechim   Gabinete Regional - Passo Fundo
Praça Marechal Deodoro, 101, 3º andar, Sala 307
CEP: 90.010-300 - Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3210.1290
Fax: (51) 3210.2181
gab.gilmarsossella@al.rs.gov.br
  Av. 7 de Setembro, 1000
Ed. Atualitta - Sala 205
CEP: 99.950-000
Tapejara/RS
  Avenida Sete de Setembro, 39
Sala 12 - CEP: 99700-000
Erechim/RS
  Avenida Brasil, 578
Ed. Avenida Center, 2º Andar, Sala 211
Passo Fundo/RS
Copyrigth 2014 © Todos os direitos reservados - GILMAR SOSSELLA. gab.gilmarsossella@al.rs.gov.br Desenvolvido por: