EDUCAÇÃO
Por: Melissa Bulegon - MTE 11.607*
11.01.2019 - 00h:15min
Projeto de lei prevê psicólogo escolar e educacional na rede pública de ensino
Sossella é autor do projeto de lei (Foto: Wilson Cardoso/Arquivo)

Disponibilizar psicólogo escolar e educacional na rede pública estadual de ensino fundamental e médio é o que propõe o Projeto de Lei 118/2018. A iniciativa, do deputado estadual Gilmar Sossella (PDT), prevê a presença desse profissional devidamente habilitado para acompanhamento de professores e alunos.

De acordo com Sossella, a ideia avançou diante do aumento dos índices de violência e de depressão na rede pública de ensino gaúcha, sendo necessário adotar medidas preventivas que envolvam toda a estrutura educacional. O parlamentar aponta, ainda, os casos de bullying, depressão e as tentativas de suicídio, que têm acometido professores e alunos e regularmente são divulgados nos veículos de comunicação.

“Queremos amenizar essa situação tornando obrigatória a presença de psicólogos escolares nas redes públicas de ensino, para atuarem junto às famílias, corpo docente, discente, direção e equipe técnica. A nossa inspiração foi baseada em matérias semelhantes que já se tornaram leis em outros Estados”, explicou.

O deputado destacou, igualmente, o alcance da formação do psicólogo para auxiliar também nos processos educacionais, como em diagnósticos e intervenções preventivas ou corretivas, em grupos ou de forma individual. O projeto de lei prevê também, além dos aspectos individuais, a avaliação do corpo docente, do currículo, projetos políticos pedagógicos, métodos de ensino, políticas educacionais e demais características institucionais.

* Com Agência de Notícias