MUNICIPALISMO
Por: Melissa Bulegon - MTE 11.607
24.01.2019 - 18h:57min
Sossella acompanha comitiva da Campanha e Fronteira Oeste em Brasília
Sossella, presidente Mourão e prefeitos (Foto: Divulgação)
O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) acompanhou, em Brasília, as comitivas de prefeitos da Fronteira Oeste e Campanha em agendas com o governo federal na quarta (23) e quinta-feira (24) em busca da liberação de recursos para atenuar os prejuízos causados pela cheia que atinge as regiões. Estiveram presentes representantes de São Francisco de Assis, Manoel Viana, Quaraí, Dom Pedrito, Uruguaiana, São Borja, Santiago, Rosário do Sul, Itaqui e Bagé.

A agenda iniciou na quarta, no Ministério da Casa Civil, com o ministro Onyx Lorenzoni a e presença dos também ministros Osmar Terra (Desenvolvimento Social), Tereza Cristina (Agricultura), e Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional); do secretário geral de Governo Santos Cruz, e do representante do Ministério da Saúde João Gabbardo dos Reis.

No encontro foi solicitada a homologação dos decretos de situação de emergência. Os municípios se comprometeram a fazer os planos de trabalho para agilizar a liberação dos recursos.

Estiveram participando também os deputados federais Afonso Motta, Jerônimo Goergen e Luiz Carlos Heinze, além de representantes de sindicatos e outras entidades federativas.

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO – No dia seguinte, Sossella e os prefeitos se reuniram para tratar do assunto com o presidente da República em exercício General Hamilton Mourão. Eles apresentaram na ocasião o levantamento de 25 municípios castigados pelas fortes chuvas que acometeram desde o dia 9 o RS.

De acordo com a Defesa Civil foram 10 mil pessoas atingidas, sendo 5 mil desalojados, 1,5 mil desabrigados e 3,5 mil com danos em suas casas. A reunião também foi acompanhada pelo deputado federal Luiz Carlos Heinze, o deputado estadual eleito Tenente Coronel Zucco, além de outras lideranças.