MUNICIPALISMO
Por: Melissa Bulegon - MTE 11.607
30.01.2019 - 16h:03min
Sossella reforça pedido por recursos para municípios da Fronteira Oeste e Campanha
Sossella esteve com Cherini (Foto: Divulgação)
Em Brasília, o líder da Bancada do PDT na Assembleia Legislativa, deputado Gilmar Sossella, esteve nesta quarta-feira (30) com o coordenador da Bancada Federal Gaúcha, deputado federal Giovani Cherini (PR).

Durante o encontro, Sossella reiterou o pedido de apoio na liberação de recursos para atenuar os prejuízos causados pela enchente que atingiu municípios da Fronteira Oeste e Campanha. Na semana passada, o trabalhista também esteve na capital federal acompanhando as comitivas de prefeitos das regiões em agendas com o governo federal. Estiveram presentes representantes de São Francisco de Assis, Manoel Viana, Quaraí, Dom Pedrito, Uruguaiana, São Borja, Santiago, Rosário do Sul, Itaqui e Bagé.

O primeiro compromisso ocorreu no Ministério da Casa Civil, com o ministro Onyx Lorenzoni, e os também ministros Osmar Terra (Desenvolvimento Social), Tereza Cristina (Agricultura), e Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional); do secretário geral de Governo Santos Cruz, e do representante do Ministério da Saúde João Gabbardo dos Reis. No encontro foi solicitada a homologação dos decretos de situação de emergência. Os municípios se comprometeram a fazer os planos de trabalho para agilizar a liberação dos recursos.

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO – No dia seguinte, Sossella e os prefeitos se reuniram para tratar do assunto com o presidente da República em exercício General Hamilton Mourão. Eles apresentaram na ocasião o levantamento de 25 municípios castigados pelas fortes chuvas que acometeram desde o dia 9 o RS.

De acordo com a Defesa Civil foram mais de 10 mil pessoas atingidas, sendo 5 mil desalojados, 1,5 mil desabrigados e 3,5 mil com danos em suas casas.