NOTÍCIAS IMPRENSA CONTATO
INFRAESTRUTURA
Por: Melissa Bulegon - MTE 11.607
30.11.2018 - 17h:07min
 
Projeto natalino é um incentivo ao trem de passageiros na Ferrovia do Trigo, diz Sossella
Maria Fumaça foi reformada (Foto: Rumo/Divulgação)
A passagem da Maria Fumaça Mallet 204 pela Ferrovia do Trigo é visto pelo deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) como um grande passo para a implantação do trem turístico de passageiros entre Estrela e Guaporé, englobando também as cidades de Colinas, Roca Sales, Muçum, Vespasiano Corrêa e Dois Lajeados.

“Para nós é um grande acontecimento, já que temos defendido o projeto juntamente com lideranças da região e representantes das associações. Sabemos do potencial turístico desta rota e do quanto trará mais desenvolvimento aos municípios”, destacou Sossella.

O passeio na locomotiva construída em 1950 faz parte do projeto Natal nos Trilhos, coordenado pela Rumo e Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), com apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e das prefeituras. A iniciativa envolve, ao todo, a passagem de trens iluminados em quatro estados do Brasil.

“A Maria Fumaça Iluminada foi uma maneira que as duas instituições encontraram de levar energia, beleza e o espírito de Natal a todas as comunidades. Este é um cuidado permanente da Rumo: pensar no futuro valorizando o passado, garantindo boas memórias e unindo gerações com a ferrovia”, afirmou a idealizadora do projeto, Carmen Maron.

Única na América do Sul, a Maria Fumaça Mallet circulará no Rio Grande do Sul até o próximo dia 13. Como existe o projeto turístico para a Ferrovia do Trigo, a Rumo explicou que a ABPF, as prefeituras e a Amturvales aproveitaram a oportunidade para realizar um passeio experimental do trem de passageiros.

Há mais de dois anos, Sossella tem auxiliado em ações em prol do projeto da Ferrovia do Trigo, que compreende uma extensão de aproximadamente 90 quilômetros, juntamente com o ex-prefeito de Dois Lajeados e da Amturvales, Valnei Cover, do prefeito de Guaporé Valdir Fabris, entre outras lideranças.

A ferrovia contempla mais de 20 túneis e viadutos, que faz o trajeto rico em belezas naturais e arquitetura. Em 2016, por exemplo, o deputado acompanhou prefeitos e lideranças em visita à sede da Rumo, em Curitiba (PR), para debater a implantação do trem turístico.

No ano passado, esteve em Brasília com o assessor especial da Casa Civil, Eduardo Krause. A pedido do prefeito Fabris, e do presidente da Amturvales, Rafael Luiz Fontana, Sossella solicitou a inclusão do projeto no pacote de concessões de ferrovias do governo federal. O parlamentar estava acompanhado do companheiro trabalhista Ademir Damo.

ROTEIRO – A Maria Fumaça circula no Estado desde o último dia 27, quando iniciou o roteiro em Vacaria, e vai até o dia 13 de dezembro. O trajeto envolve também Santa Tereza, Guaporé, Passo Fundo, Teutônia, Colinas, Paverama, Restinga Seca, Cruz Alta, Santo Ângelo, Ijuí, Cruz Alta, Júlio de Castilho, Itaara, Santa Maria, Rio Pardo, Canoas, Esteio, Canoas, Roca Sales e Muçum.
 
Gilmar Sossella no Facebook
Curta a página e fique por dentro do que acontece diariamente em nosso mandato
CADASTRE-SE
Clique Aqui  e receba notícias atualizadas 
do Deputado Gilmar Sossella - PDT/RS
     
GILMAR SOSSELLA   MANDATO   NOTÍCIAS   MULTIMÍDIA   IMPRENSA   CONTATO
         
 
Gabinete Central - Porto Alegre   Gabinete Regional - Tapejara   Gabinete Regional - Erechim   Gabinete Regional - Passo Fundo
Praça Marechal Deodoro, 101, 3º andar, Sala 307
CEP: 90.010-300 - Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3210.1290
Fax: (51) 3210.2181
gab.gilmarsossella@al.rs.gov.br
  Av. 7 de Setembro, 1000
Ed. Atualitta - Sala 205
CEP: 99.950-000
Tapejara/RS
  Avenida Sete de Setembro, 39
Sala 12 - CEP: 99700-000
Erechim/RS
  Avenida Brasil, 578
Ed. Avenida Center, 2º Andar, Sala 211
Passo Fundo/RS
Copyrigth 2014 © Todos os direitos reservados - GILMAR SOSSELLA. gab.gilmarsossella@al.rs.gov.br Desenvolvido por: