Lei de apoio a mulheres empreendedoras chefes de família (Foto: ASSCOM)
Na segunda-feira (19), o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, esteve presente no Palácio Piratini para acompanhar a sanção da lei que institui o Programa Estadual de Apoio e Fomento à Mulher Empreendedora Chefe de Família. A proposta, de autoria da deputada estadual Adriana Lara, tem como principal objetivo incentivar o empreendedorismo feminino e fortalecer a independência financeira de mulheres que são responsáveis pelo sustento de suas famílias.
Durante o evento, o secretário Gilmar Sossella destacou a importância da iniciativa como uma ação concreta de transformação social. “Trata-se de uma política pública que chega para mudar realidades. Empoderar mulheres chefes de família por meio do empreendedorismo é garantir mais dignidade, autonomia e oportunidade para milhares de gaúchas”, afirmou.
A nova legislação prevê uma série de medidas voltadas ao fortalecimento da mulher empreendedora, como a oferta de linhas de crédito acessíveis, capacitação em educação financeira e gestão de negócios, criação de parcerias com a iniciativa privada, financiamento de empreendimentos e qualificação em áreas estratégicas como marketing, tecnologia da informação e inovação.
Sossella reforçou o compromisso da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional com a execução efetiva do programa. “Estamos empenhados em colocar em prática políticas públicas que estejam alinhadas com esta lei, atuando de forma integrada para garantir o apoio necessário às mulheres que buscam crescer por meio do empreendedorismo”, concluiu.
O evento reuniu autoridades, parlamentares, representantes de entidades e lideranças femininas, em um marco importante para o fortalecimento das políticas de equidade de gênero e desenvolvimento social no Estado.
|