Lideranças e representantes de Palmeira das Missões estiveram na Assembleia na terça-feira (13) (Foto: Cleber Bertoncello)
O deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) recebeu uma solicitação de lideranças de Palmeira das Missões, inclusive do prefeito Eduardo Russomano Freire (PDT), para que trabalhe, junto ao governo do Estado, no sentido de buscar a pavimentação da ERS-514, entre Palmeira das Missões e Ajuricaba.
O pedido foi entregue em mãos ao deputado trabalhista na manhã de terça-feira (13), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, por integrantes da Comissão Pró-Asfaltamento da ERS-514, dentre os quais os vereadores Vergílio Matias da Rosa (PT) e Gesiel Serra (PSB).
Em documento intitulado Carta de Umbu, em referência à comunidade que ficar às margens da ERS-514 e onde foram discutidas as primeiras iniciativas da comissão, as lideranças e representantes da comunidade apresentam informações ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira, e justificam a importância da obra.
A rodovia liga as regiões das Missões, Alto Uruguai e Celeiro. De acordo com dados da comissão, ha área de abrangência da ERS-514 residem aproximadamente meio milhão de pessoas, sendo a maioria em áreas rurais. Além de eventuais deslocamentos para polos de saúde como Ijuí e a própria Palmeira das Missões, outro ponto que preocupa as lideranças é o intenso tráfego de veículos pesados, sobretudo para o escoamento da produção agrícola.
Sossella afirmou aos integrantes da Comissão que irá somar-se à luta pelo asfaltamento da ERS-514. "Não se trata de uma batalha simples de ser vencida, porém jamais iremos deixar de lutar ao lado destas comunidades por uma reivindicação justíssima como esta", declarou Sossella, que buscará se reunir com o secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, para tratar do assunto.
A Carta de Umbu conta também com o apoio dos prefeitos de Ajuricaba, Airton Cossetin (PT), de Nova Ramada, Hardi Eickhoff (PMDB), e de Condor, José Francisco Cândido (PP), além de outras lideranças políticas, empresariais e comunitárias da região.
|