NOTÍCIAS CONTATO
EDUCAÇÃO
Por: Melissa Bulegon - MTE 11.607
15.09.2017 - 17h:52min
 
Audiência em São Borja debate dificuldades de estudantes brasileiros de Medicina na Argentina
Sossella presidiu audiência pública (Foto: Wilson Cardoso)
Em São Borja, o deputado estadual Gilmar Sossella (PDT) presidiu na quinta-feira (14) a audiência pública que debateu questões ligadas aos estudantes brasileiros da Faculdade de Medicina na “Fundación H. Baceló”, em Santo Tomé, na Argentina. A iniciativa foi proposta pelo parlamentar na Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa.

De acordo com os participantes do encontro, cerca de 700 alunos brasileiros estudam Medicina na faculdade em Santo Tomé. Eles relataram as dificuldades enfrentadas diariamente, como a comprovação de residência em Santo Tomé; a validação dos diplomas oriundos da instituição argentina junto aos órgãos brasileiros; e o valor da tarifa cobrada pela Mercovia (concessionária que administra a Ponte Internacional São Borja/São Tomé) para os estudantes brasileiros que necessitam realizar a travessia diariamente.

O debate apontou a necessidade de disponibilização de transporte público para os alunos; a necessidade de fazer valer o Decreto 8636/16, que estipula a política entre as cidades de fronteira; a busca pela isenção ou tarifa reduzida do pedágio aos estudantes na Ponte Internacional; a busca de uma integração maior com as universidades brasileiras; o incentivo por meio de convênios para estágios e residências dos estudantes no Brasil e a colocação de um caixa eletrônico 24 horas no Centro Unificado de Fronteira.

Além disso, os participantes solicitaram o desejo de dar fim à exigência da comprovação de moradia no país vizinho, à diferença na cobrança de mensalidade entre estudantes brasileiros e argentinos; e à exigência do Documento Nacional de Identificação (DNI) argentino.

“A partir das colocações feitas na audiência pública decidimos pela criação de um Grupo de Trabalho para buscar o atendimento das demandas junto aos governos municipal e federal (ANTT e ministérios), as autoridades argentinas e a própria universidade. O GT contará com a participação de estudantes, pais, universidade, vereadores e lideranças de São Borja. Todos dispostos a encontrar soluções para as dificuldades relatadas”, destacou Sossella.

Também estiveram presentes na audiência pública o vice-prefeito de São Borja, Roque Feltrin; os representantes da Secretaria Estadual de Educação, Tânia Carpes; da Fundación Baceló, Nicolas Rodrigues Luís e Adolfo Schneider; além do major Elcio, vereadores Sandra Marques (PP) e Valério Cassafuz (PDT), assessores Antonio Carlos Peralta e Carlos Cassol (Bombeiro Bianchini), e Rodrigo Martini (Frederico Antunes); o chefe de gabinete, Artur Alexandre Souto, o assessor parlamentar Tiago Cadó; entre outras lideranças.
 
Gilmar Sossella no Facebook
Curta a página e fique por dentro do que acontece diariamente em nosso mandato
CADASTRE-SE
Clique Aqui  e receba notícias atualizadas 
do Deputado Gilmar Sossella - PDT/RS
     
GILMAR SOSSELLA   MANDATO   NOTÍCIAS   MULTIMÍDIA   IMPRENSA   CONTATO
         
 
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL   IMPRENSA
Av. Borges de Medeiros,1501 - Centro Histórico 14° Andar
CEP: 90.010-300 - Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3288-7510
gab.gilmarsossella@al.rs.gov.br
  Coordenador do Grupo Político: Artur Alexandre Souto
Fone/WhatsApp: 51-999551987
E-mail: artursoutors@hotmail.com
Redes sociais: @artursoutors
Copyrigth 2014 © Todos os direitos reservados - GILMAR SOSSELLA. gab.gilmarsossella@al.rs.gov.br Desenvolvido por: IMPAR AGENCIA WEB